Entrevistas

ISMBR

Cadastre seus dados no site www.ismbr.net e agende uma entrevista!

Aprenda a vender seu talento na entrevista

Estamos certos de que as dicas apresentadas aqui, irão contribuir muito no seu processo de colocação profissional. A entrevista é o momento mais importante para quem busca um emprego. Segundo pesquisas, os profissionais enfrentam entre duas e três entrevistas antes que o cargo seja oferecido. Se você conseguir demonstrar todo seu potencial, sua busca será curta e fácil. Sabemos que uma boa preparação ajuda a diminuir a ansiedade e aumenta suas chances de causar uma boa impressão na hora da entrevista.

ANTES DA ENTREVISTA

Preste Atenção, se coloque preparado para esse processo seletivo!

1º passo – Informe-se sobre a companhia, apresente interesse;

2º passo – Demonstre interesse em aprender mais;

3º passo – Supere e compense de forma adequada os seus pontos fracos;

4º passo – Valorize os pontos fortes do seu perfil;

5º passo – A entrevista não é um interrogatório, é uma conversa;

6º passo – Estude a melhor forma de falar sobre você e sua experiência;

7º passo – Tudo que você faz ou fala transmite uma mensagem;

8º passo – A primeira impressão é a que fica. Portanto, traje social!

Dicas completas:

A entrevista é o estágio crucial em um processo de seleção. É neste momento que o profissional tem a liberdade de expor de maneira particular suas competências, experiências e as formas de pensar e agir. Porém, nesta parte tão importante do processo de recrutamento, muitas pessoas cometem falhas inconcebíveis pelos recrutadores e que podem comprometer o seu desempenho.

O primeiro passo é ir vestido adequadamente. Errar na vestimenta é uma grande gafe, então recomenda-se o uso de roupas discretas. Para os homens, ternos escuros e barba bem feita; para as mulheres, “terninhos” em cores como preto e azul marinho, evitar maquiagens excessivas e decotes. O profissional deve chamar atenção exclusivamente pelo conteúdo apresentado na entrevista. Apesar de certos tipos de vestimenta serem mais toleráveis em algumas empresas e setores do que outros, cabe, no dia, se vestir de maneira mais apresentável. “Independente do ramo de atuação da organização, raramente o entrevistador vê com bons olhos quem chega mais despojado para o processo de seleção”, relata Cíntia Bortotto, consultora da Consultoria de RH. Na dúvida, ela afirma que é mais indicado que o profissional mantenha um traje um pouco mais conservador, do que arrisque por um mais liberal.

Durante as entrevistas também é indicado que o candidato use o palavreado de maneira adequada. Evitar gírias e não utilizar palavras de baixo calão é primordial. O profissional deve saber que está se apresentando e conhecendo o recrutador naquele momento e que será avaliado o tempo todo. O tom de voz é também uma gafe que pode ser evitada. Falar baixo demais denota falta de energia e insegurança, e se expressar com a voz em tom muito alto remete à agressividade. “Usar um tom de voz firme é o mais recomendado. Isso passará segurança e confiança ao selecionador”, indica Cíntia.

O processo de uma entrevista é configurado para que o profissional seja avaliado. O nervosismo neste momento é natural e permitido, pois os entrevistadores sabem que os candidatos estão sob pressão. De acordo com a Professora Mariangela Maglioni, da Veris Faculdades, os erros mais recorrentes tem relação com a falta de atenção do candidato: “ele se perde com algum detalhe de ambiente ou com o grande vilão, o aparelho celular. Por conta do nervosismo, a pessoa demora a achar o aparelho quando toca, perde o foco e o ritmo da entrevista”.

Ter conhecimento sobre a empresa na qual está se candidatando também é um ponto fundamental para o profissional obter sucesso na seleção. Pesquisar sobre o negócio da empresa, entrar no site, ler materiais e assuntos relacionados à atuação da organização, contam pontos para o candidato. “Um fator que considero extremamente prejudicial é quando, claramente, a pessoa não sabe nada sobre a empresa. Isso demonstra um baixo nível de interesse”, aponta Cíntia Bortotto. Professora Mariangela reforça e diz que é importante para o candidato saber a razão de estar na entrevista, qual a contribuição que vai oferecer para aquela vaga e, caso não possua esta visão e objetividade, se transforma em um ponto negativo em todo o processo.

 Intolerância

Algumas gafes e falhas são consideradas eliminatórias, segundo especialistas. Mentir no currículo é uma delas, pois o selecionador saberá identificar, no ato da entrevista, as informações que são verídicas ou não. Na maioria dos processos atuais as respostas são avaliadas com base nas competências do profissional e isto faz com que sejam identificados comportamentos do passado que prevejam atitudes futuras. “Como, atualmente, as características mais valorizadas pelas empresas são baseadas no comportamento dos colaboradores, a entrevista presencial é o momento em que muitas destes pontos podem ser identificados”, explica Mariangela.

Falar mal das empresas pelas quais passou pesa negativamente para o candidato. O recomendável é estudar e alinhar bem o discurso no ato de explicar a saída das companhias. “A forma como expressa os motivos de desligamento pode demonstrar maturidade, e explicar de forma verdadeira e imparcial é algo valorizado pelos entrevistadores”, diz a consultora de RH.

O exagero também pode ser um erro fatal. O excesso de demonstração de pró-atividade e de competências é prejudicial, pois, muitas vezes, estes profissionais pretendem assumir postos que estão aquém de sua trajetória na carreira.

marca2 (2)

Fonte: Não cometa erros na entrevista de emprego – Destaque Jornal Carreira e Sucesso

48 respostas a Entrevistas

  1. Roselaine diz:

    Olá! Sou formada em educação física e tenho interesse de trabalhar na área da dança. Gostaria de saber como posso fazer pra trabalhar como vocês. Desde já, agradeço a atenção!

    • Agradecemos seu interesse em fazer parte da equipe, para agilizar e padronizar seu processo favor fazer cadastro no nosso site http://www.ismbr.net

      Caso seu cadastro seja aprovado agendaremos uma entrevista via Skype em até 20 dias.

      Fique atente ao seu email, assim como no lixo eletrônico.

      Importante: Caso já tenha cadastro no nosso site a mais de 6 meses deve fazer um novo com informações atualizadas ( deve gerar uma nova ID no site )
      Obrigatoriamente deve assistir nossa palestra online.

      Navegue rumo ao um futuro melhor.

      Atenciosamente

      ISMBR

  2. marcelo diz:

    Gostaria de trabalhar nesta compania e rrnho 23 anos e faseria o possivel para esta aii coperar com empresa e faser o maximo e os talento que eu tenho é idiomas como italiano espanhol frances e basico do ingles. Me ajuda por selecionar obrigado Deus o abençoe.

    • Bom dia / Boa Tarde,

      Agradecemos seu interesse em fazer parte da equipe, para agilizar e padronizar seu processo favor fazer cadastro no nosso site http://www.ismbr.net

      Caso seu cadastro seja aprovado agendaremos uma entrevista via Skype em até 20 dias.

      Fique atente ao seu email, assim como no lixo eletrônico.

      Importante: Caso já tenha cadastro no nosso site a mais de 6 meses deve fazer um novo com informações atualizadas ( deve gerar uma nova ID no site )
      Obrigatoriamente deve assistir nossa palestra online.

      Navegue rumo ao um futuro melhor.

      Atenciosamente

      ISMBR

  3. Bom dia! Fiz um contrato como camareiro e gostaria de regressar aos cruzeiros! Tenho STCW válido até dezembro de 2015 e nível de inglês avançado! Espero o retorno via email ou necessito ligar pra vocês? Desde já agradeco um bom dia!

    • Boa tarde

      Agradecemos seu interesse em fazer parte da equipe.
      Gentileza acesse, conheça e cadastre-se em nosso site http://www.ismbr.net

      Candidatos aprovados perfil, entramos em contato para agendamento de entrevista online via Skype, fique atento ao seu e-mail, assim como no lixo eletrônico.

      Importante: Caso já tenha cadastro no nosso site a mais de 6 meses deve fazer um novo com informações atualizadas (deve gerar uma nova ID no site)
      Obrigatoriamente deve assistir nossa palestra online.

      Navegue rumo ao um futuro melhor.

      Atenciosamente

      ISMBR

  4. Bom dia! Fiz um contrato como camareiro e gostaria de regressar aos cruzeiros! Tenho STCW válido até 2015 e nível de inglês avançado! Espero o retorno via email ou necessito ligar pra vocês? Desde já agradeco um bom dia!

  5. Roberta Vieira diz:

    Bom dia, acabei de fazer meu cadastro no site da imsbr, devo me apresentar ou fazer algum contato, ou fico no aguardo de alguma solicitação de vocês?

    Grata

  6. claudio jose lima diz:

    boa tarde!sou o claudio jose lima,já trabalhei embarcado tenho quatro contrato meu ultimo foi em 2012 no ibero,tive que sair por problemas familiares e acabei que nao voltando mais pois meu stcw,venceu e entao aproveitei pra aprimorar meu Inglês,e ficar um pouco em terra e com a familia,só que agora quero voltar como posso fazer?

  7. neilma diz:

    Ola boa noite..me chamo neilma tenho 27 anos..morei 7 anos na suica… nunca trabalhei de carteira assinada no brasil..gostaria de saber se tenho possibilidade de trabalhar com esta equipe a bordo? falo fluente e escrevo frances,falo espanhol medio e portugues..tenho experiencias em restaurantes europeis..meu sonho e trabalhar a bordo e mostrar a minha capacidade e minha eficiencia..desde ja agradeco.

  8. Paulo Henrique diz:

    Olá,

    Meu nome é Paulo Henrique, fiz uma entrevista pelo Skype no dia 18/10 e fui direcionado para uma segunda entrevista com a empresa Pullmantur. Gostaria de saber se há previsão para que isso aconteça.

    Grato

  9. Susana Andreia Pereira Nunes Dos Santos diz:

    Ola boa tarde.
    Chamo me Andreia tenho 33 anos e gostava de me candidatar só há um problema sou portuguesa e estou em Portugal, tem como eu me candidatar? Aguardo uma resposta. Obrigada

  10. Paloma Gamba diz:

    Olá tenho uma entrevista marcada para dia 17/09 por skype mas não consegui adicionar a ismbr como contato se possível por favor me adicione meu skype é palomagamba1,muito obrigada.

  11. Jodir Leoncio da Silva diz:

    Boa tarde gostaria de comunicar quando forem marcar a entrevista comigo,porgentileza favor entre em contato pelo meu cel(24)98316274 ou residencia(24)24444108,porque não estou conectado no computador.Muito grato Jodir.

  12. veronica cristini da cosya diz:

    Olá meu nome é Verônica Cristini da Costa e estou super fascinada por esse oportunidade de emprego, fiz meu cadastro marquei entrevista mas no horário marcado aconteceu algum imprevisto, estou frustrada! Gostaria muito de fazer essa entrevista. O que devo fazer para obter essa chance ?

  13. Jodir Leoncio da Silva diz:

    Boa noite.Comunico-lhe que já estou disponivel para fazer a primeira estrevista via skype.Estou aguardando o imail com o dia da entrevista.atenciosamente JODIR.

    • Olá Jodir, sua disponibilidade foi encaminhada a equipe responsável pela seleção e recrutamento. Assim que oportuno sua entrevista será remarcada. Agradecemos o contato!

  14. wison da costa santos diz:

    Gostaria de saber como faço para participar das entrevista, pois moro em Belo Horizonte e gostaria de concorrer as vagas na minha aréa de vendedor e garçon,
    falo inglês e espanhol.

    • Olá, para participar cadastre-se no site http://www.ismbr.net, a entrevista começa online, via skype, já com a companhia a entrevista pode ser pessoalmente ou online, no caso de ser pessoalmente acontece um deslocamento por parte do candidato para o encontro a ser combinado.

  15. Estou me candidatando para uma possível vaga a bordo de um transatlântico como garçon ou atendente.
    Tenho inglês fluente, conhecimento em alemão e francês. Experiência em trabalho realizado no exterior na área artística.

  16. Olá, com certeza tenho chance. Porque enquanto muitos candidatos ficam tremos, eu gosto de entrevistas, é com elas que vc passa a confiar mais na empresa, e a mesma no candidato, tbm ela vê e conhece cada um de pertinho, seus certificados, aparência, seus modos e atitudes, etc. Thank you!

  17. Ana Lidia diz:

    Meu nome é Ana Lidia, Gostaria de detalhes sobre o Curso de Segurança Marítima. Como e onde posso fazê-lo? Se faz parte do treinamento oferecido.

    • Olá Ana Lidia,

      O curso faz parte do treinamento obrigatório, a Agência ISM BR providencia a organização e agendamento dos grupos de tripulantes que participam do processo seletivo.

  18. REGINA diz:

    OLÁ BOA NOITE… GOSTARIA DE SABER QUAIS OS PRÉ-REQUESITOS PARA TRABALHAR NO SPA?? SOU FISIOTERAPEUTA E ATUO NA ÁREA DE ESTÉTICA. AGUARDO RETORNO.
    DESDE JÁ OBRIGADA!

    • Oi Amanda,
      Os requisitos são: Conhecimentos em inglês ou espanhol (conversação), experiência na área desejada e disponibilidade para viagens, curso de segurança marítima (obrigatório para todos) e exames amissionais. Cadastre-se no site http://www.ismbr.net e participe do cadastro seletivo.
      Boa sorte!

  19. Artur De Oliveira Werner diz:

    Olá,boa tarde, eu fiz uma entrevista via skype, e gostaria de saber
    quando sera feita a próxima entrevista.
    Muito obrigado. Arthur Werner.

  20. Thiago davide vasques diz:

    Gostaria de trabalhar na ISM BR, como eu faço?

  21. Gostaria de reembarcar.

  22. Vejo como mais oportunidades em destaque e aperfeiçoamento nas áreas.
    Penso como seria por em prática muito que aprendi e apostar mais em mim.
    E como sou apaixonado por vinhos seria bom por em prática.

  23. Clarice Dias diz:

    Olá, Boa Noite!

    Recentemente me cadastrei na agência, tenho interesse em trabalhar com Cruzeiros. Tem seleção no momento?

    Att,
    Clarice

  24. charles diz:

    Olá, meu nome é Charles e tenho 29 anos, gostaria de saber se tenho alguma chance, oportunidade de fazer parte deste grupo como tripulante. Já que eu possuou inglês basico, espanhol fluente e italiano básico. Tenho passaporte brasileiro e uruguayo com a correspondente vacinação da febre amarela internacional, cursos stcw 95 e experiência a bordo. Assim como todos os exames médicos válidos ainda. Sem mais desde já obrigado.

    Aguardo seu retorno?

  25. Edemir menezes diz:

    Gostaria de saber quando a ISMBR estaram em Itajaí pra entrevistas e como eu posso participar da entrevista com a agência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s